Animação Vocacional

1.OBJETIVOS

GERAL:

Aprender o estilo de Jesus, que passa pelos lugares da vida diária, se detém sem pressa e olha para os irmãos com misericórdia, conduzindo-os ao encontro com Deus Pai, a fim de alcançar as “jovens da Aliança” e ajudá-las a despertarem para a Vocação Religiosa.


ESPECÍFICOS:

Priorizar o nosso estar com os jovens na Pastoral Juvenil, na Catequese, nas escolas e demais espaços, “privilegiando a linguagem da proximidade e do amor desinteressado” numa Pastoral Vocacional de cunho transversal (ChV 210-211);

  • Suscitar nos jovens a experiência pessoal do amor de Deus, por meio de encontros que “aprofundem e encarnem o Kerygma na linguagem que falam os jovens de hoje” (ChV 211.213-214);
  • Disponibilizar tempo para escutar e acompanhar os jovens, fazer amizade com eles e ajudá-los a fazer opções fundamentais na vida, para que não aconteça de “perderem o fogo inicial do encontro com Cristo e muitos acabem abandonando a caminhada” (ChV 212);
  • Ajudar os jovens a crescerem no amor fraterno, tornando-nos mais “comunidades de portas abertas”, que: acolham as jovens para momentos de convivência conosco e as estimulem para a missão, o serviço com outros jovens e o voluntariado social (ChV 210.213.215).

Durante toda esta quinta-feira, 19/08/21, nossa comunidade esteve em adoração à Jesus Eucarístico, unindo-se à  Igreja em todo o Brasil, rezando  por todas as vocações. Todos tivemos um momento de intimidade com Cristo, prostrados diante Dele para louvar, agradecer e adorar, em especial pelos consagrados.

Esta foi a semana da vida consagrada e de joelhos diante de Jesus Eucarístico,  agradecemos à todos que disseram o seu “sim” e continuam a dizer em cada missão. A Adoração teve início às 08:00hs da manhã encerrando às 19:00hs. Em seguida, celebramos a Santa Missa, presida pelo Padre José Antônio,  por todas as vocações em especial pela vida consagrada. 
Que todos aqueles que disseram “sim”  tenham sobre eles as bênçãos de Jesus  e de Maria, nossa Mãe!

SÃO JOSÉ, O SONHO DA VOCAÇÃO!


Na manhã de hoje (28/08/2021), aconteceu a Manhã Vocacional em Nossa paróquia de Nossa Senhora – Curuçá, realização da Pastoral juvenil, juntamente com a Pastoral Catequética e Pastoral Familiar.
Momento de comunhão entre os adolescentes e jovens de várias comunidades da zona rural e de nossa cidade. Foi um lindo e abençoado encontro, com louvor, testemunho do matrimônio, e da vida religiosa.
Obrigada a todos por toda ajuda, e que todos se sintam tocados para responder a vocação.
𝐏𝐀𝐒𝐓𝐎𝐑𝐀𝐋 𝐉𝐔𝐕𝐄𝐍𝐈𝐋 𝐃𝐄 𝐂𝐔𝐑𝐔ÇÁ

Louvores aos Sagrados Corações

O Senhor nos convida constantemente a está com Ele, a nos aproximarmos e a nos deixar amar por Aquele que é todo amor e bondade. É com esses sentimentos de alegria e gratidão que nós da comunidade do Noviciado juntamente com a comunidade Santa Dorotéia participamos no dia 19 de agosto na Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo, em Benevides, junto com povo de Deus e os jovens, da Adoração Vocacional.

Foi um momento impar, onde experimentamos o amor de Deus derramado em nossos corações, em rezar diante da presença de Jesus Eucarístico por todas as vocações presente na Igreja de Jesus Cristo. Vivemos momentos onde silenciamos em oração para receber as graças abundantes que emanam do Coração Eucarístico de Jesus Sacramentado, para respondermos ao nosso chamado e pedir por todos os jovens que com generosidade e disponibilidade também escutam e respondem ao chamado do Senhor no amor serviçal aos irmãos. Louvamos e agradecemos ao Senhor da messe pelo Dom da nossa Vocação em sermos Filha do seu amado Coração.

 Somos chamadas a viver na melhor companhia: a companhia do Senhor. Em sua bondade Ele nos dar a vida e nos concede a liberdade para escolher está ao seu lado, a caminhar conforme a sua vontade, em busca da verdadeira felicidade que é o próprio Jesus.

  E assim rezamos:

“Deus, nosso pai, maravilhosa é a tua criação. Tudo que foi criado vem das tuas mãos. Também a mim chamaste para a existência e me deste uma missão para a vida, uma missão que ninguém pode cumprir e que a mim foi atribuída: completar a tua obra, trazer, a paz, fazer o bem, viver a tua palavra onde quer que eu esteja, por isso Senhor digo: Eis-me Aqui!”

Texto escrito pela Noviça Ana Sabrina Reis

Minha caminhada como leigo e na Fraternidade Secular

SOU JOSÉ EPITÁCIO FEITOSA, cristão-leigo, católico, 52 anos de idade, me tornei cristão logo nos primeiros dias de vida mais precisamente no dia 27/01/1969, quando recebi o Sacramento do Batismo, no ano de 1980, recebi o sacramento da Eucaristia, em 1984 renovo e confirmo as promessas do batismo e assim vou fazendo o caminho.

Na paróquia onde sirvo vivi uma experiência maravilhosa no grupo “GUARDA DE NOSSA SENHORA DO ROSARIO” este foi de profunda importância para o meu crescimento espiritual e chega o chamado para participar do “ACAMPAMENTO JESUS É O SENHOR” este berço de bons cristãos e boas VOCAÇÕES, onde aprendi a dar um pouco mais de mim e acender A CHAMA MISSIONARIA em meu coração.

Com Alex, irmão de caminhada

Começo a participar em outros grupos de evangelização: Movimento Eucarístico, lâmpada Orante, Catequista, me engajei nas pequenas comunidades e grupo de Lectio Divina, onde faço encontro com a palavra de Deus. Assim cheguei a Fraternidade Secular dos filhos e filhas dos Sagrados Corações, onde estou no quarto ano de formação, me tornando mais amigo e mais íntimo de Jesus Cristo e vou “crescendo em sabedoria, estatura e graça diante de Deus”(Lc 2,52).

Sou feliz por este passo em minha vida, sobre tudo porque no dia 01 de agosto recebi a Regra de Vida dos Membros da Fraternidade Secular, da qual será objeto de estudo, meditação para que eu chegue a uma escolha livre e consciente de entregar minha vida a serviço do Reino de Deus através do carisma deixado pelo nosso Santo Fundador São João A. Farina às suas filhas e que eu na graça de Deus e na minha fidelidade irei fazer parte deste carisma.

Por isso focado no horizonte do reino proclamado por JESUS CRISTO e assim Obter a graça de ser rosto do mundo na Igreja e rosto da Igreja no mundo, cada vez mais convicto que é “Necessário que Jesus cresça e eu diminua” (Jo 3,30), e assim faço um paralelo com Santo Agostinho “Ó beleza sempre nova, tarde te amei, eu te procurava fora e estava dentro de mim” e assim peço perdão a JESUS pelas distrações e peço as orações da Igreja que sou sempre servo.

Com o pároco Pe. Camilo e Ir. Cleonice

Deus sempre foi presente em minha vida terrena. Minha mãe me apresentou a Ele desde a gestação, quando rezava por mim e eu certamente rezava com ela, ainda em seu ventre.

Cresci com minha irmã e meu irmão rezando o terço e indo à missa, pedindo e agradecendo por tudo a Deus e a Nossa Senhora.

Mas era preciso que eu desse o meu passo em Sua direção por desejo e iniciativa próprios. Não obstante, os anos se passaram com meus olhos voltados para o exterior. Dei aulas, fiz pesquisas, publiquei trabalhos, convivi com minha família com a qual continuava a rezar e ir à missa.

Faltava algo.

Não sei dizer se sempre O amei; mas a consciência do desejo de amá-Lo acima de tudo e com todas as minhas forças veio tarde. Meu Pentecostes aconteceu aos 48 anos. Foi especial.

Aos poucos, a vida foi mudando de sentido. Envolvi-me com a catequese, com a preparação de crianças salmistas e com o coral de crianças para a Missa em minha paróquia.

Até que fui apresentada às Irmãs Mestras de Santa Doroteia, Filhas dos Sagrados Corações. Então, pude intensificar o voluntariado no trabalho para as coisas de Deus. De graça recebi, de graça dou.

O mergulho começou. Direção espiritual da Irmã Rosália, palestras das Irmãs Adelaide, Cintia, Cleonice, Inês, Iveth, Remédios, Rosália, Sheila e Silene que também me apresenta leituras de aprofundamento da vida interior.

Sinto necessidade de amar cada vez mais a Deus. Sinto necessidade de concretizar esse amor do modo que mais Lhe agradar. É para isso que todos os dias entrego minha vida em Suas mãos.

Eis-me aqui para fazer Sua vontade. Ele me concede o que me pede e me pede o que quer. Eis-me aqui. Alegrá-Lo é o que me dá a felicidade.

Logo FS

“Todas, portanto, vós todas, escondei-vos

naquele Coração que, aberto, vos espera”.

São João Antonio Farina

Louvo a Deus pelo dia em que me chamou e mostrou-me a alegria de segui-lo.

No dia 06 de agosto, dia da Festa da Transfiguração de Jesus, eu Fernanda Helena com muito entusiasmo e alegria, dei um novo e importante passo em minha vida, a minha entrada no Postulado. Onde ofertando minha vida a Deus busco obter a consagração total de minha vida, servindo a Deus e somente a Ele. Para tornar-me cada dia mais como dizia nosso Pai Fundador, São João Antonio Farina, ‘futura e verdadeira apostola da Cruz’. Agradeço a Deus pelo dom de minha vida e vocação, pois desde o ventre de minha mãe chamava-me e moldava meu coração a dizer meu primeiro sim, para entregar-me a Ele. E a esta congregação, das Irmãs Mestras de Santa Dorotéia Filhas dos Sagrados Corações, que com amor fraterno estão sempre presentes em meu caminho, com solicitude, empenhadas a nos motivar a permanecer no Amor de Cristo.

Agradeço a Deus por este momento de renovação do meu sim e continuação de minha etapa formativa!

Com gratidão e orações

Postulante Fernanda Helena

Chamo-me Adriana, tenho 21 anos e sou da cidade de Ibarra pertencente ao estado de Imbabura, no Equador. Conheci as Irmãs Doroteias em 2017 através de um seminarista que comigo ajudava nos encontros de catequese.

Sentindo-me chamada por Deus nesta congregação, fiz o pedido para fazer a experiência do aspirantado, porém permanecendo em minha família, mas sendo acompanhada pelas irmãs. E ingressei no convento no dia 1º de agosto de 2018.  Fiz o meu Postulantado na cidade de Ambato, tendo Irmã Noralma como minha formadora, e irmã Cristina como acompanhante.

E depois de uma bela experiência no Postulantado fiz o pedido para o Noviciado que agora faço com muita felicidade e entusiasmo na província do Brasil junto à comunidade do Noviciado: a Madre Maestra Irmã Silene, Irmã Jessica, Irmã Josyani e a minha querida companheira de caminhada a Nov. Sabrina.

Para expressar a alegria de ser chamada e a resposta que a cada dia dou ao chamado do Senhor, escrevi um poema, que agora partilho com todos vocês:  

A ALEGRIA DE SER CHAMADA

Em nossa comunidade, Santa Dorotéia, realizamos este dia de oração pelas vocações, com um momento intenso e profundo de oração com Adoração Eucarística, para agradecer e louvar o Senhor pelo dom da nossa vocação e pedir numerosas e santas vocações a Igreja e a nossa Família Religiosa.

O tema da nossa oração foi tirado da mensagem do Papa Francisco para este dia: São José o sonho da vocação. Demos ênfase as três palavras mencionadas na mensagem:  SONHO, SERVIÇO E FIDELIDADE, introduzindo-as com símbolos que as representassem e com um refrão vocacional

“CONSIDERAI A GRANDEZA DA VOSSA VOCAÇÃO”

Cada Irmã foi convidada a levar para este momento um símbolo que representasse o seu chamado e, ao ofertá-lo ao Senhor, expressaria sua frase motivadora que a ajudou a dar seu sim.

Estavam presente nesse bonito momento também a comunidade do Noviciado e as superioras das demais comunidades, que com grande acolhida e alegria viveram esse momento conosco.

Essa experiência foi um momento profundo de imensa gratidão, que elevou nossas almas ao nosso divino esposo e reavivou nosso chamado de consagradas, pois somos frutos do transbordamento do amor da Santíssima Trindade. O amor que nos criou é o mesmo que nos chamou e que dar sentido à nossa vida e a nossa existência. Isso faz arder em nossos corações e em nosso ser o desejo de ser sempre mais do Senhor no AMOR ESPONSAL E GENEROSO, na alegria de sermos Filhas dos Sagrados Corações.

ADORAÇÃO VOCACIONAL

EM OCASIÃO DO DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES

“Não há fé sem risco. Só abandonando-se confiadamente à graça, deixando de lado os próprios programas e comodidades, é que se diz verdadeiramente «sim» a Deus. E cada «sim» produz fruto, porque adere a um desígnio maior, do qual entrevemos apenas alguns detalhes, mas que o Artista divino conhece e desenvolve para fazer de cada vida uma obra-prima”

(Papa Francisco).

No dia 22 de Abril, quinta-feira, a comunidade das irmãs em Belém realizou uma hora de Adoração Vocacional junto com alguns leigos de nossa comunidade paroquial Santa Isabel da Hungria, em antecipação ao 58º Dia Mundial de Oração pelas Vocações a ser comemorado no domingo seguinte.

A adoração iniciou-se às 18h30, na qual fizemos um momento intenso de oração pelas vocações, relembrando a própria história vocacional, além de meditarmos pequenos trechos da mensagem do Papa para este dia.

Durante a Adoração, como de costume em nossa comunidade, também houve a confissão para as pessoas interessadas, o que sempre aumenta nossa relação de intimidade com o Senhor.

Também durante esse momento, rezamos a oração das vésperas com a Comunidade Santa Isabel e logo em seguida a Santa Missa às 19h30. Foi um momento muito rico de oração mais intensa no qual nós irmãs, como comunidade religiosa, pudemos louvar e agradecer a Deus pelo Dom da nossa própria vocação, vivida a cada dia na alegria e na perseverança.

E para os nossos irmãos leigos, foi um momento belo também de agradecimento como também de intercessão para que Deus continue chamando e encantando tantas pessoas a ponto de doarem a própria vida ao Senhor!

Dai-nos, Senhor, santas e generosas vocações para a Igreja e a nossa família religiosa!

No dia mundial de oração pelas vocações. A comunidade Mãe da Divina Graça com a comunidade do aspirantado e postulado, que por ocasião do retiro que vivenciamos juntas no dia anterior, também compartilhamos o domingo do Bom Pastor. Almoçamos juntas; lemos uma mensagem em agradecimento pelas vocações; falamos de como foi o chamado de Deus na nossa vida e a cada três partilhas cantamos um canto vocacional.

Foi um momento forte de partilha e de retorno as origens do chamado divino; também momento de troca de experiências de fraternidade reciproca, de crescimento, de enriquecimento e de uma oportunidade de reconhecer a diversidade do chamado que é dom de Deus.

Experiência da Lia Braga – Belém – PA
Isabel e Graça – Benevides – PA

Nós agradecemos muito a Deus por participarmos da família religiosa das Irmãs Mestras de Santa Dorotéia Filhas dos Sagrados Corações. Para nós que frequentamos os encontros formativos da Fraternidade Secular sentimos já como um empenho rezar sempre pelas vocações e pela fidelidade de todas as irmãs. Geralmente rezamos juntas o terço e neste dia dedicado a oração pelas vocações colocamos esta intenção de maneira especial.

Que Deus abençoe a nossa Igreja com santas vocações e também as irmãs e que Nossa Senhora conduza as jovens que estão no caminho de formação para que sejam perseverantes na sua caminhada e vocação.

Sempre rezando por todas as irmãs

Rogério e Jéssica – Belém – PA

Vivendo essa maravilhosa experiência com o senhor, podendo contemplar a beleza de sua graça e de sua misericórdia.

Neste domingo do Bom Pastor, rezamos por todos aqueles que estão passando por dificuldades no seu ministério  sacerdotal e  por todas as  vocações.

Para a nossa família a experiência de rezar juntos é força e renovação da fé em família. Sempre antes das refeições e quando vamos dormir oferecemos nossas orações pela família, pelos doentes, sofredores. No dia de oração pelas vocações, colocamos de modo particular com mais intensidade a intenção por todas as vocações e agradecemos a Deus pelo dom de ter uma religiosa em nossa família.  Assim, rezamos por todas as irmãs, os padres pedindo força e perseverança na caminhada e dedicação ao serviço de Deus. Que Deus abençoe e Nossa Senhora passe a frente dando à Congregação muitas vocações. Também nos empenhamos a rezar toda noite uma Ave Maria pelas vocações.

Silvane Nepomuceno Meninéia

Foi bonita e engraçada, porque foi a primeira vez que eles fizeram um vídeo pra a congregação. No início os mais jovens rezaram muito rápido e não se entedia nada, depois minha mãe os organizou  e rezaram  todos juntos no mesmo ritmo. Foi gratificante também porque rezar pelas vocações é algo bom.

Mamá:María / Papá:Marcelo

Hermanos:Oskar, Richard,Joan

Primo:Santiago

A comunidade Felice de Maria de Curuçá, viveu este dia como uma jornada toda vocacional. Pela manhã intensificamos as orações das Laudes, louvando e agradecendo a Deus em cada salmo, por cada vocação na Igreja.  A celebração Eucarística na matriz, com todos os paroquianos, foi de cunho todo vocacional. Inserindo cantos vocacionais e  na homilia  o padre falou da mensagem do Papa para este dia. Toda a jornada a partir das atividades domésticas, cozinha, refeitório, missão e etc, foram oferecidos como pequenos atos de amor pelas vocações.

A tarde também a comunidade das irmãs se reuniu na própria capela, com mais três pessoas, membro da Fraternidade Secular, em adoração ao Santíssimo Sacramento, intensificando ainda mais a oração  pelas vocações sacerdotais e religiosas, implorando e suplicando ao Senhor da messe que continue a enviar santas e numerosas vocações  a sua Igreja.

A Comunidade Imaculado Coração em Vargem Grande-MA no dia anterior à jornada mundial de oração pelas vocações iniciou-se com a preparação do ambiente.

Na manhã do dia seguinte realizamos a nossa adoração com cantos vocacionais e do Bom Pastor, rezamos pelo Papa e por todas as vocações. Após uma breve introdução a partir da carta do Papa “São José: o sonho da vocação” seguiu-se um momento de silêncio adorante. Logo após, cada irmã partilhou a parte que mais chamou atenção da carta é agradecemos ao Senhor com canto. Elevamos nossos louvores com os salmos; foi um momento celebrativo significativo da comunidade religiosa. E durante todo o dia oferecemos tudo pelas vocações.

A comunidade Santa Maria Bertilla – Barreirinhas – MA – se reuniu às 15h00 daquele lindo domingo 25 de abril – Dia do Bom Pastor, juntamente com algumas senhoras, adolescentes e crianças partes da comunidade Santo Antônio onde estamos inseridas no Bairro Cidade Nova da Paróquia Nossa Senhora da Conceição.

            Então, entre cantos, Palavra de Deus e, dentro de um clima mistagógico, foi contemplado a 4ª parte do rosário, enriquecido pelo significativo símbolo da vela que sempre acompanhou as seguintes palavras reflexivas antes de cada mistério rezado:

  • A BUSCA
  • O CHAMADO
  • O SEGUIMENTO
  • A MISSÃO
  • A FIDELIDADE RADICAL

Nesta unidade com toda Igreja e com a Equipe Vocacional da nossa Provincia do Brasil, que nos sugeriu esta sinodal iniciativa, tivemos a oportunidade de viver com gratidão e alegria este tão belo momento! Deus abençoe a todos!

Deus seja louvado e nos abençoe com as vocações que estão no seu Coração. Por Cristo nosso Senhor. Amém!

“Louvai o Senhor porque ele é bom”

O 58º dia mundial de oração pelas vocações, celebrado no quarto domingo da Páscoa (25 de abril) foi para nós um dia de festa e alegria, pois estivemos unidas com laços orantes a todos os cristãos empenhados em agradecer pelas vocações e a pedir ao Senhor da messe que mande operários “Pois a messe é grande, mas os operários são poucos”.

Incentivada pelo nosso Papa Francisco e pela sua mensagem “São José: o sonho da vocação”, também a Comunidade São João Antônio Farina, em São Luís – MA entrou na festa, nesta festa orante com a intenção de rezar pelas vocações e colocá-las nas mãos de Deus, para que Ele, as conduza, chamando operários a fim de que seu rebanho não pereça por falta de operários.

O Papa Francisco inspirando-se na figura de São José – um simples carpinteiro, que dedicou sua vida a Jesus e Maria, não hesitando em dizer “SIM” ao projeto de Deus – ofereceu-nos uma linda mensagem que ao lermos e refletirmos, logo suscitou em nós o desejo de partilhar.

Interpeladas pelo grande amor a Jesus e à nossa vocação, vivenciamos algumas iniciativas especiais:

No sábado, oferecemos aos nossos colaboradores um momento formativo e de reflexão a partir da mensagem do Papa, conduzido com grande entusiasmo pela Ir. Donata Azzini, e um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento, animado fervorosamente pela Ir. Paz de Maria. Divididos em dois grupos, para evitar aglomeração, os participantes se revezaram entre os dois momentos. Realizamos essa iniciativa visando corresponder ao compromisso de dar ênfase vocacional a todas as atividades que realizarmos e difundir a cultura vocacional. Houve muita receptividade e bonitas ressonâncias.

Ainda no sábado, Ir. Josélia e Ir. Donata nos representaram na Adoração vocacional que foi realizada na Igreja matriz de Santa Terezinha, momento eclesial de forte comunhão e oração, também transmitido pelas redes sociais da paróquia.

No domingo, culminamos a jornada orante com uma bela adoração eucarística em prol das vocações, com a participação de alguns seminaristas da Diocese de Bacabal; sempre impulsionadas pela mensagem do Papa Francisco ressaltando como exemplo e modelo de vocação São José, tendo em foco três pilares de sua vida “Sonho, Serviço e Fidelidade”.

Enfim, louvamos a Deus por “São José figura extraordinária e, ao mesmo tempo, tão próxima da condição humana de cada um de nós… Não sobressaía, não estava dotado de particulares carismas, não se apresentava especial aos olhos de quem se cruzava com ele. Não era famoso, nem se fazia notar. Contudo, através da sua vida normal, realizou algo de extraordinário aos olhos de Deus”. Que São José inspire muitos jovens ao seguimento de Jesus e interceda novas vocações para a Igreja.

Na jornada de oração pelas vocações eles disseram que sentiram uma alegria, muito grande em unir-se ao mundo inteiro para suscitar muitas vocações, e que a oração juntos edificou muito a família.