Centro de Formação Juvenil

APRESENTAÇÃO

O nome jurídico: Associação Irmãs Mestras de Santa Dorotéia Filhas dos Sagrados Corações.

O nome fantasia: Centro de Formação, Capacitação e Atendimento Juvenil Martino Beltrame.

Origem do Centro: Tudo teve início em meados do ano 2002, com Dona Alice Bucão, uma leiga, muito amiga das irmãs que morava em Benevides e reunia um grupo de adolescentes em sua própria residência, e às vezes na antiga igrejinha de Nossa Senhora do Carmo (hoje Centro de catequese e encontros). Diante de algumas dificuldades para realizar os encontros, ela pede ajuda às Irmãs as quais foram destinadas a este serviço Ir. Divane Castro e depois da reforma também Ir. Pasquina Andolfatto inicia um lindo trabalho de frigolitê com as meninas, e começam então na casinha que havia no terreno da escola Santa Bertilla os encontros formativos, retiros e pequenos trabalhos manuais com o então grupo que se chamava “Cruzada Eucarística” (Cruzadinha). Passados alguns anos Dona Alice precisou mudar para o Espírito Santo e o grupo continuou com as Irmãs.

No final do ano 2006, a então casinha da Cruzadinha entra em reforma e daí nasce um Centro de Formação, Capacitação e Atendimento Juvenil, “Centro de Formação Juvenil Martino Beltrame, diante da necessidade constatada de que os adolescentes e jovens de Benevides, fora do horário escolar, em se tratando dos que estudam e os que não estudam, no horário diário integral, ficam desocupados e expostos ao ócio pais de todos os vícios e às ofertas do mundo, da sociedade hodierna, dos programas televisivos sedutores, do mundo digital, redes sociais, das drogas, prostituições, etc. Daí surgiu a nossa preocupação de Religiosas que herdou do Santo Fundador a atenção especial aos adolescentes e jovens, presentes neste contexto e portanto também responsáveis por uma mudança e inspiradas pelo nosso carisma a sermos solidárias e agentes de transformação na contemplação e na ação, sentimos a necessidade de fazer alguma coisa, de nos movimentar, proporcionando algo para ajudar a preencher o tempo destes adolescentes e jovens com uma formação moral, espiritual e capacitação dos mesmos para que tenham oportunidades no mundo do trabalho, evitando que caiam nas drogas, na prostituição e na violência; visto que o nosso objetivo é a promoção integral da pessoa, no âmbito humano e espiritual. Para tanto estamos implantando o Centro de Formação Juvenil, que visa elevar a auto estima descobrindo e incentivando o desenvolvimento dos talentos pessoais, valorizando as aptidões, identificando novas vocações e, ainda, direcionar os grupos de trabalho a melhor conviver com suas realidades comunitárias e até proporcionar fonte de renda, através do próprio trabalho.

Quem é Martino Beltrame?

Martino é um jovem italiano, segundo de três irmãos, que nasceu em 01/12/1978 e morreu em 07/04/2007. Sobrinho de uma nossa Irmã de Congregação.

Desde criança se demonstrava criativo e extrovertido. Foi professor de psicomotricidade, se identificava como educador de crianças, era amado e estimado pelos seus alunos, pais e colegas. Criou um time de futebol e ele foi um dos jogadores que alcançou sucesso. Desejando trabalhar como autônomo deixou de ser professor e com a ajuda dos pais conseguiu realizar o seu sonho de montar um restaurante e, assumiu a responsabilidade administrativa com sucesso, e lá conseguiu exprimir melhor a sua capacidade de direção e organização. O seu restaurante se tornou ponto de encontro para tantos jovens que encontravam ali, acolhimento, serenidade, amizade, valores humanos e espirituais. Ele soube aproveitar do seu local de trabalho para infundir valores no coração e na mente dos jovens.

No dia 07 de abril de 2007, enquanto os sinos anunciavam festojos o grande  mistério da Ressurreição do Senhor, Martino termina o seu peregrinar terreno durante o seu retorno ao trabalho, e começa assim a nova vida de ressuscitado em Cristo. No dia do seu enterro os seus amigos deram testemunho do seu relacionamento com Martino:

“Sempre te colocaste diante de nós como uma pessoa que amava a vida, uma vida que não buscava glórias terrenas mas suportava adversidades para ser coerente contigo mesmo”.

“Sempre nos fizeste entender que os teus verdadeiros prêmios não são a saúde, riqueza e outras coisas que podem ser destruídas no primeiro sopro, mas a FÉ – ESPERANÇA e CARIDADE.”

Porque esse nome para um Centro de Formação Juvenil no Brasil?

Tendo sido  Martino um jovem que marcou com sua vida e exemplo a vida de muitos jovens, principalmente no que diz respeito aos valores morais e espirituais, seus amigos e familiares desejaram fazer memória sua ajudando em alguma obra que beneficiasse a formação de outros jovens, para recordar sempre o grande amigo. Sendo assim nossa caríssima Madre   Ir. Emma Dal Maso e Ir. Gabriella Zanata – Vigária geral, vendo o sofrimento da família, mas acima de tudo quem foi Martino, sugeriram que o então Centro de Formação, Capacitação e Atendimento Juvenil levasse o nome deste jovem, que viveu e apreciou a vida; a vida verdadeira, que não deseja os prêmios do materialismo, nem a autogratificação, mas a coerência consigo mesmo, onde as suas riquezas são a Fé, a Esperança e o Amor.

O Centro Martino Beltrame, reiniciou as atividades no início de Julho 2021, após um ano e três meses que as atividades estiveram suspensas devido o grande problema da pandemia.

Devido às demandas das atividades de música por parte dos jovens, adolescentes, crianças e também de adultos, observando os devidos protocolos sanitários como distanciamento e higiene, começamos com as aulas de teclado, violão e bateria.

A MÚSICA é a linguagem que melhor é compreendida pelos jovens, sendo uma importante ferramenta para atrai-los a Jesus, construindo valores humanos e morais. Além disso, não podemos esquecer que os sentimentos se afloraram quando se ouve determinadas músicas, motivando a seguir sonhos e trazendo a esperança da realização.

O Centro Martino Beltrame, pretende proporcionar a todos uma descoberta de seus talentos pessoais e suas aptidões, apontando a todos novos rumos e possibilidade.

O Centro de Formação Juvenil “Martino Beltrame” retomou suas atividades no dia 3 de julho de 2021, após dezesseis meses de paralisação devido às restrições da pandemia.

Com todos os cuidados sanitários de distanciamento social, em salão amplo, aberto e ventilado, uso de máscaras, álcool, água e sabão para a higienização, foram reativadas as aulas de Violão, Bateria e Teclado, contando com a colaboração de voluntários instrutores e apoiadores, sob a coordenação da Ir. Rosa Mesquita.

Após quase dois meses de atividades, o instrutor de Violão, Laurêncio Cordeiro, solicitou a Ir. Rosa um Encontro de Espiritualidade, pois percebeu que neste período de pandemia, ele e os demais voluntários necessitavam estar “bem alimentados” espiritualmente em relação à intimidade do “eu” com Deus, para dar conta das demandas dos alunos, que sempre foram além da restrita instrução, mas que agora são mais críticas.

Assim, no dia 22 de agosto, domingo, das 9 às 12 horas, no salão do Centro de Formação Juvenil “Martino Beltrame”, aconteceu o Encontro de Espiritualidade, coordenado pela Ir. Rosa Mesquita, com a presença da Superiora Provincial Ir. Janete Gomes, da Ir. Jéssica Oliveira (palestrante) e dezesseis voluntários, contando com o suporte das noviças Adriana Enriquez e Ana Sabrina.

Texto de Lia Braga

Ir. Jéssica, que também é Teóloga e Psicóloga, proferiu sua palestra de espiritualidade sobre o tema da “Sede”, aprofundado por meio da leitura do capítulo 4, do Evangelho segundo São João, intitulado “A samaritana”. Ir. Jéssica fez reflexões sobre a passagem lida e ato contínuo apresentou dinâmica relacionada ao tema da espiritualidade. Nessa dinâmica, todos os participantes foram por ela convidados, cada um em seu próprio tempo, a dirigir-se ao centro do salão, onde havia um cântaro de barro donde saía um panejamento azul, ambos – cântaro e panejamento – cercados de fotografias diversas de pessoas, ambientes, objetos, paisagens, tudo sobre um fino e alvíssimo tecido branco. Cada participante deveria escolher uma fotografia e relacioná-la a uma notícia que desejasse muito ouvir, e que deveria ser verbalizada para todos do salão escutarem. E assim aconteceu. Após isto, Ir. Jéssica fez a síntese das notícias e novas reflexões sobre as várias sedes noticiadas: paz, fé, caridade, esperança, fim da fome, alegria, saúde, emprego, moradia etc. A espiritualidade encerrou com o canto “Chuva de graças” entoado por todos e com o acompanhamento ao teclado pelo Amaury.

Na continuidade do Encontro, a voluntária Lia Braga foi chamada a falar sobre o tema “A caridade não tem limite” (frase de São João Antônio Farina). Sua fala abordou os seguintes aspectos: o contexto do Centro de Formação Juvenil “Martino Beltrame” como um espaço para concretização da caridade de todos, sendo uma iniciativa da Congregação das Irmãs Mestras de Santa Doroteia, Filhas dos Sagrados Corações, fundada em 1836, em Vicenza – Itália, pelo Bispo Giovanni Antonio Farina; o significado da caridade como amor cuja fonte é Deus, daí a sua infinitude; e a caridade concretizada na vida cotidiana por meio da oração a Deus e atuação na história da humanidade. A fala de Lia foi encerrada com a entoação do refrão: “Onde o amor e a caridade, Deus aí está”.

A seguir, foi a vez de Laurêncio Cordeiro apresentar seu testemunho pessoal sobre sua experiência como instrutor de Violão, no Centro. Tendo sido o primeiro a ali ensinar música, Laurêncio expôs que o objetivo inicial era de preparar músicos para as missas e eventos da Igreja. Mas o projeto cresceu e seu alcance e objetivos também, tornando-se o Centro um espaço educativo cada vez mais importante na formação artístico-cultural e evangelizadora de crianças, jovens e até de adultos, em Benevides e circunvizinhança.

Ao final do Encontro, todos revelaram contentamento com aquela oportunidade de aprofundamento da espiritualidade como um “combustível” não só para o voluntariado, mas também para a vida em família e no trabalho.

Ano 2014…

“Inicia no Centro o Projeto de Música “Entoando Alegria

Já no ano 2013, Ir. Rosa Mesquita, assume a continuidade dos trabalhos no Centro e no decorrer do tempo, desenvolve o Projeto de Música “Entoando Alegria” (com oficinas de Flauta Doce, Teclado, Piano, Violão, Percussão, Canto Coral e Banda Mirim de Fanfarra), que tem por objetivo a promoção integral da pessoa em constante desenvolvimento e em todos os seus aspectos (humano, espiritual, social, familiar, etc.) e também a continuação das oficinas de Artesanato e trabalhos manuais (Bordado e crochê; pintura em tela e em madeira; corte e costura; confecção de imagens e pinturas em gesso e decoração de caixas e garrafas para presentes (Decoupage)). Também ocorrem momentos de reforço escolar, esporte e lazer mediante programação mensal.  Colaboramos ainda com as atividades da Escola Estadual Santa Maria Bertilla, presente no mesmo terreno e pertencente à Associação Irmãs Mestra de Santa Doroteia Filhas dos Sagrados Corações.

Desde o inicio do Centro de Formação sempre tivemos leigos ao nosso lado trabalhando conosco voluntariamente doando seu tempo e talentos. A estas pessoas nossa eterna gratidão. Que Deus recompense a cada um.

Projeto Entoando Alegria

Exposição de algumas belezas do Centro de Formação