Curuçá – PA
COMUNIDADE FELICE DI MARIA

Na Diocese de Castanhal, temos a Comunidade Felice De Maria – Curuçá – foi inaugurada em 2004. As quatro irmãs que a compõe estão envolvidas na pastoral paroquial, catequese, evangelização das famílias, formação de jovens. A superiora é responsável pelo setor bíblico-catequético em nível regional na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).


Pela Noviça Ana Sabrina da Silva Reis

Com o coração imerso em tamanho amor as crianças e adolescente da catequese viveram uma manhã de espiritualidade sob a Graça de Deus para receber Jesus pela primeira vez. Receber Jesus na hóstia consagrada sobre o altar é sempre para nós motivo de festa e, principalmente, de fé. Foi neste mesmo anseio que eles acolheram o senhor que se faz pequeno em um pedaço de pão para habitar entre nós.


Por algumas semanas os adolescente do J1 vem se preparando com empenho para a gincana bíblica que se concluíra no dia 02 do mês seguinte. Esta preparação foi para cada um não somente um momento de participação, mas de aprendizado e novas descobertas.





Celebramos este mês dedicado a Bíblia de forma jubilosa. Em unidade com a Igreja local, iniciamos no dia 6 deste mês, com grande alegria, a preparação da festa de Nossa Senhora do Rosário com as Santas Missas nos bairros da nossa cidade de Curuçá, além da passagem da Imagem peregrina nas ruas dos bairros. Este momento de fé se aperfeiçoou com o círio no 3° domingo deste mês. Grande era a fé, doação e amor do povo curuçaense que não deixou de seguir a Mãe que conduz ao Filho Salvador.


Os catequista de nossas comunidades paroquiais se reuniram em torno da Palavra de Deus para momentos de meditação, contemplação e partilhar da mesma. Esta experiência ajuda, conduz e fortalece cada um na vivência cristã pessoal e em comunidade.





No domingo do dia 12, na cidade de Igarapé-açu, encontramo-nos com as jovens vocacionadas daquela cidade, mas também as da cidade de Castanhal e Vigia; para um encontro orante diante da Palavra. Foi um momento de docilidade ao Senhor que nos fala ao coração e “nos abre os ouvidos para escutarmos como discípulos”; além de conhecermos nós mesmos, isto é desejos e projetos pessoais que estão vinculados ou não com a vontade de Deus.
Concluímos este mês cheios de gratidão, renovados na fé e impelidos à missão de vivermos cada vez mais em comunhão com a Palavra que se fez carne em nossa vida e na vida dos irmãos e irmãs que durante este tempo de Graça conviveram e condividiram conosco estes belíssimos momentos.

O mês de agosto fechou com chave de ouro. Tivemos a última semana cheia de muitas emoções. Toda nossa diocese de Castanhal se preparou intensamente para viver o seu 13º Congresso Catequético diocesano. Este teve uma abertura com a Missa solene na catedral no dia 22/08, a qual contou com a participação de alguns representantes de todas as paróquias da diocese. Foi um momento muito belo de comunhão. Todos fomos enviados e trouxemos para nossas paróquias os Símbolos que iriam nortear toda a semana de preparação para o Congresso Catequético paroquial: A Vela, o sal, o fermento e o banner do Congresso.
Tivemos a semana de oração de Inspiração Catecumenal. Foi uma semana intensa de evangelização, de muita oração, animação e criatividade, nas casas e nas capelas das paroquias de toda a diocese. E nossa paróquia de Curuçá, é claro, não pode ficar de fora dessa. Foi bonito ver a alegria, o entusiasmos de cada catequista em suas comunidades, com as crianças, os adolescentes, os jovens e os adultos da catequese, juntamente com seus familiares e toda a comunidade participar desse momento de comunhão.
A Semana teve sua culminância com o Congresso Paroquial dia 29/08. Cada paroquia comemorou o dia do catequista com esse grande acontecimento. Tivemos mais uma vez a graça de estarmos juntos para celebrar com muita alegria e emoção o nosso dia. O dia do Catequista.
A participação foi muito intensa. Tivemos a Missa solene presidida pelo nosso administrado paroquial Pe. Antônio, que nos abençoou e enviou em missão.
Agradecemos ao Senhor pela presença e pelo sim de cada Catequista que se dedica com amor à evangelização. Que o Senhor seja a força, o auxílio e o amparo de cada um deles, que o amor pela causa do Evangelho, aumente cada dia mais, e sejam cada vez mais testemunhas e verdadeiros discípulos missionários de Jesus .
Ir. Adelaide Ataíde de Lima (Coordenadora paroquial de catequese)


No dia 12/08, na comemoração dos 107 anos de Adoração Perpétua da Congregação das Irmãs Mestras de Santa Doroteia, os fiéis da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Curuçá, da Diocese de castanhal, por meio dos representante dos vários grupos, movimentos e pastorais das comunidades se recolheram conosco em uma jornada de adoração ao Santíssimo Sacramento, das 8h da manhã até ás 19h da noite. Encerramos a jornada Eucarística com uma belíssima celebração da Palavra, celebrada pelo diácono Elias Raiol. Foi uma jornada intensa e muito fecunda de oração. Agradecemos ao Senhor por esta graça que tivemos de está de joelhos aos seus pés, rezando por toda a humanidade. E temos certeza que muita bênçãos e graças foram distribuída por meio deste ato de comunhão com toda a Igreja, pelo qual Deus, por sua graça generoso dispensou a todos que necessitam
No mês de julho também realizamos a colônia de férias: Jesus ao centro. Momento muito intenso de retiro e espiritualidade, brincadeira, estudo bíblico com os adolescentes do J1. Foi muito maravilhoso.
Os meses de junho e julho a Diocese de Castanhal, promoveu um período formativo para todas as forças vivas da diocese. A pastoral Bíblico-catequética da Paroquia de Curuçá, reuniu nos dias mais de 24-25.06;16-18;24-25.07. catequista para uma formação intensiva para novo e veteranos catequistas. A formação foi feita semi-presencial. Formações dos assessores online e os catequistas reunidos no salão paroquial. Formação, retiro e espiritualidade com os catequistas e lideranças da Paróquia.
Em junho tivemos encontro de preparação para a festa do sagrado coração com nossos irmãos da fraternidade Secular. Um tríduo bem preparado e bem participado por eles que se concluiu com a solene missa de renovação dos votos pela manhã com nosso Pároco padre Camilo e um café fraterno com aqueles que puderam participar. A noite a missa com os membros do Apostolado da oração que também são acompanhado por nós as irmãs

A Paróquia Nossa Senhora do Rosário da Diocese de Castanhal, teve a graça de Deus, de realizar no dia 16/06/2021 a Crisma de 102 Crismandos, entre esses adolescentes, jovens e adultos. Louvemos e agradecemos a Deus pelos Dons do seu Espírito Santo concedido a cada um deles.

Que eles possam por meio deste Sacramento da CRISMA tornar-se verdadeiramente discípulos missionário do nosso Mestre Jesus. Rezemos para que este dia tenha se tornado para eles o início de um fiel discipulado e missão a Jesus Cristo, que os chamou e consagrou pelo Batismo e que confiou a cada um uma missão na sua Igreja.


Foram 12 comunidades de nossa Paróquia que formaram cerca de 10 turmas de Crisma, que vinha se preparando desde 2018. Esperamos que essa força jovem renovem o vigor de suas comunidades, redescobrindo cada dia alegria de servir a Igreja na pessoa de cada irmão através da sua Ação evangelizadora.

Agradecemos a cada catequista que se dedicou com amor ao longo desses anos à educação da fé desses nossos irmãos. Que Deus os recompense com sua infinita bondade e paz e que Eles continuem servindo o Senhor com alegria e amor na sua missão de catequistas.


A comunidade Felice de Maria de Curuçá, desde janeiro vem se empenhando no seu processo de evangelização na formação presencial para catequistas, catequisandos, animadores de comunidades e coordenadores. Mesmo mediante ao contexto de pandemia, que estamos vivendo, o qual tem deixado muita gente desanimada e com medo de se colocar disponível para a missão. Não perdemos nosso animo e nossa coragem de evangelizar, acreditando no vigor da Palavra que liberta, salva e cura todos os que se deixam guiar por ela.

Em janeiro fizemos a formação para todos os catequistas de cada núcleo com o tema: Ano litúrgico. Aprofundando o ciclo do Natal, para iniciarmos juntos o novo Ano litúrgico que iniciamos. E fazermos assim como o advento uma boa preparação para o Natal de nosso Senhor. Foi bonito ver cada catequista vivenciar este momento com muita fé e alegria.

Em fevereiro aprofundamos com os catequistas a segunda temática: O ciclo Pascal, partindo da quaresma convidando a todos viverem bem mais este novo ciclo que inicia na nossa Igreja em preparação a nossa festa maior a Páscoa.

Mais uma vez foi gratificante ver em cada catequista alegria de compreender a beleza que é a nossa Igreja com sua liturgia e a riqueza de seus símbolos. Tivemos também o encontro com nosso Bispo dom Carlos para animadores e coordenadores de comunidades.


Em março e abril retomamos os encontros com o grupo do J1, mas não tivemos encontro presencial com nossos catequistas, mas várias formações online aconteceram na nossa diocese, no nosso Regional N2 e pelo Nacional que tem investido direto na formação dos nossos queridos catequistas.

Às várias comissões os nossos agradecimentos e os nossos parabéns pelo grande trabalho que vem desenvolvendo.

No mês de março também iniciamos uma preparação intensiva com os crismandos de nossa Paróquia, que vem se preparando desde 2018 com a formação da catequese da Crisma. No próximo dia 16/05, eles estão com a data marcada para receber o Sacramento da Crisma. São em cerca de 10 comunidades, com quase 102 crismando entre jovens e adultos.

Rezemos por eles para que possam assumir perante a Igreja este compromisso da sua vida cristã.

Entre reuniões, encontros, retiros, esses três meses (março-abril e maio) foram bem comprometedor. Tivemos encontros com os pais e padrinhos, espiritualidade para a Páscoa e retiro em preparação a confissão. Alguns desses jovens também fizeram sua primeira Eucaristia. Foi maravilhoso ver cada jovem fazer seu encontro com Jesus e reconfirmar sua fé e seus compromissos de cristãos.

Que seus pais, padrinhos e madrinhas possam acompanhá-los em sua vida cristã e que Eles possam ser perseverantes e ativos em suas comunidades. Que cada um encontre o seu lugar na Igreja e sirva o Senhor com alegria em cada pessoa.


Dia 27/12. A comunidade realizou um momento muito fraterno com os nossos irmãos e irmãs do movimento Eucarístico e da Fraternidade Secular. Nosso Encontro começou às 10h30 com uma singela celebração natalina, momento orante e de partilha que culminou com um simples ágape, onde cada um trouxe o que podia para partilhar.

Obrigada Senhor pela presença de cada irmão e irmã que chamaste para partilhar conosco do Carisma deixado pelo o nosso Pai Fundador, São João Antônio Farina.
Recebemos em nossa comunidade a agradável visita de nossas irmãs: Ir. Rosália, ir. Graça e Ir. Remédios, da comunidade: Madre Azélia de Castanhal, que vieram se confraternizar conosco nesse tempo tão bonito do Natal. Obrigada Senhor pela presença de nossas irmãs na nossa comunidade e por esse momento tão bonito que vivemos juntas.
Nos dias 6 e 12 desse mês tivemos a alegria de encontrar algumas jovens da Paróquia de São Sebastião em Igarapé-Açu. No dia 06/12, Ir. Rosália e Ir. Adelaide visitaram alguma jovens em suas própria casas e do dia 12 foi realizada meia jornada de encontro com 12 jovens. Foi um momento muito acolhedor, alegre, orante e de partilha, considerado por todas muito agradável e esclarecedor. As jovens que participaram estão em busca de entender o projeto de Deus em suas vidas. Tiveram presente animando esse encontro. Ir. Cleonice, Ir. Socorro Botelho e Ir. Adelaide.
Depois do encontro tivemos alegria de encontrar Pe, Antônio, uma pessoa supersimpático, acolhedor e alegre. Ficamos alguns minutos com ele e so foi alegria. Obrigada Pe, Antônio pelo seu testemunho alegre e fervoroso de Sacerdote Apaixonado pela sua missão. Agradecemos também Pe. Ricardo, o Pároco da Paróquia que nos convidou, mas não pode está presente. Agradecemos a senhora Gleice e a jovem Raissa, que organizaram tudo com muito amor e dedicação. Fizemos também algumas visitas nas casas de alguma pessoas conhecidas das irmãs, como também na casa de algumas das jovens.
Dia 19/12. Encontramos os catequistas dos núcleos: São João, São Pedro, São Felipe e o núcleo da cidade. O Encontro aconteceu na comunidade São Bartolomeu, no Abade. Esse teve a participação significativa de 30 catequistas das seguintes comunidades: núcleo São Pedro. Comunidade Curuperé, São Bartolomeu, São João Bosco, Pedras grandes e Mutucal. Núcleo São Felipe: Andirá. Núcleo são João, Comunidades: Algodoalzinho.
Todos os três encontros aconteceram das 8h da manhã até ás 16hoo. Fizemos um momento de espiritualidade, formação e planejamento. Foi maravilhoso encontrar cada catequista disposto a dar continuidade a sua vocação e missão de catequista, com mais amor, dedicação e capacitação. Infelizmente ainda faltara bastantes catequistas. Obrigada queridos catequistas que Deus abençoe grandemente cada um de vocês e suas famílias. Deus seja vossa eterna recompensa.
Dia 13/12, Dia de Santa Luzia. Encontramos os catequistas dos núcleos: São Mateus, São Marcos e São Bartolomeu. O Encontro aconteceu na comunidade São Marçal do Araquaim. Esse teve a participação significativa de 20 catequistas das seguintes comunidades: núcleo São Mateus. Comunidade Valentin. Núcleo São Bartolomeu. Comunidades: Cajú, Araquaim, Ramos, e a participação dos catequistas da comunidade bom jesus, taperinha do núcleo santo André.
Dia 06/12. Encontramos os catequistas dos núcleos: Santo André, São Lucas e São Tiago. O Encontro aconteceu na comunidade Menino Deus, no Ananin. Esse teve a participação significativa de 21 catequistas das seguintes comunidades: núcleo São Lucas: São Pedro, Agua Boa, Santo Antônio. Núcleo santo André: Acaputeazinho, Ananin, Marauá. Núcleo santo Tiago: Nazaré dp Mocajuba Boa fé, Marauzinho, são Tomé e Km 42
Este mês de dezembro para evitar a aglomeração fizemos o encontro com os catequistas da Paróquia de N. S. do Rosário de Curuça em três momentos
No dia 03/12. Toda comunidade foi fazer uma visita fraterna ao nosso queridos Pe. Carlos André, que foi nosso Vigário junto com Pe. Camilo por um ano em nossa Paróquia de Curuçá. Foi uma jornada muito agradável. Que maravilha poder encontrar os irmãos e sentir a alegria de partilhar a mesma fé e o mesmo amor pelas causas do Reino. Obrigado Senhor.

Mês de Novembro continuou para a comunidade Felice de Maria com bastantes atividades
Mutirão para a reforma do nosso barracão
Nossa comunidade fez um pequeno mutirão para a reforma do nosso barracão. Vieram nos ajudar alguns senhores e jovens de algumas comunidades: Agua Boa, Andirá, Recreio, Km 50, São Pedro, Abade, Nazaré do Tijoca e a cidade. Esse barracão é o aconchego da nossa casa, o qual acolhe todas as pessoas em várias ocasiões. Obrigada a todos que doaram o seu tempo e seu serviço para mantemos esse ambiente sempre belo.
“Teu desenvolvimento espiritual se expressa, antes de tudo, crescendo no amor fraterno, generoso, misericordioso. São Paulo dizia ‘o Senhor vos faça crescer abundantemente no amor de uns para com os outros’ (1 Ts 3,12). Oxalá que vivas cada vez mais este éxtasis que é sair de si para buscar o bem dos outros, até dar vida” (ChV, nº 163)
Reflexão sobre a Exortação Apostólica “Querida Amazônia”
Dia 14/11. Tivemos o encontro com todos os coordenadores paroquias e de pequenas comunidades. Neste encontro foi feito uma manhã de Reflexão sobre a Exortação Apostólica “Querida Amazônia” do Papa Francisco. Fizemos em formato de Mesa Redonda, na qual foram convidados para compor a mesa: O Professor e historiador de Curuçá, o sr. Paulo Henrique; Ir. Cleonice Cândido, Ir. Socorro Botelho, Padre Camilo e como Moderadora Ir. Adelaide. O encontro teve uma boa participação. No mesmo encontro também deu-se o envio dos missionários e a entrega das imagens de São Benedito Achado, para começar os encontros das peregrinações em famílias.
Festa de Congregação
No dia 11/11 – Festa de Congregação. Comemoramos 184 anos de Fundação.
Nossa comunidade festejou este dia junto a uma família da comunidade da cabeceira, foi um momento muito simples e singelo.
Obrigada Senhor por esse dia maravilhoso. Que possamos cada dia encarnar o Carisma da caridade heroica deixado pelo nosso Pai fundador São João Antônio Farina



Manhã de espiritualidade e avaliação
Dia 17/11. Tivemos uma manhã de espiritualidade e avaliação com os missionários que participaram da missão conosco em outubro. Foi um momento muito significativo e importante para todos. Todos estão disponíveis em dar continuidade a missão. Concluímos com um almoço festivo. Após o almoço teve um momento de lazer para quem pode ficar.




NICLEO SÃO MARCOS, SÃO MATEUS
Encontro com os catequistas
Dos dias 03 a 07 fizemos encontro com os catequistas da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, que é composta por 70 comunidades, dividida em 10 núcleos
Para evitar a aglomeração realizamos o encontro por núcleo. Cada jornada foi guiada por um momento de espiritualidade, partilha e programação para os próximos meses. Teve uma boa participação dos catequistas de todas as comunidades.
Obrigada queridos catequistas pela generosidade e disponibilidade com que vos dedicam as vossas comunidades, colocando vosso tempo a disposição para educar muitas crianças, adolescentes , jovens e adultos na fé. Que Deus seja a vossa recompensa.
NUCLEO SÃO TIAGO, SANTO ANDRÉ, SÃO BARTOLOMEU E SÃO LUCAS
NUCLEO SÃO PEDRO, SÃO FELIPE E CIDADE


Novembro mês da santidade. Iniciamos o mesmo pedindo a benção e proteção de todos os santos. E seguindo a orientação da nossa mãe Igreja no dia 02/11, dia de todos os fiéis defuntos, nossa Paróquia também fez sua memória viva plantando três árvores para homenagear todos os nossos irmãos vítima da Covid 19.

Visitando mais algumas comunidades nestas últimas semanas de missão.
Com todo ardor missionário agradecemos ao Senhor pela bela experiência que fizemos neste mês Missionário.
Nossos adolescentes, jovens e adultos que nos acompanharam ficaram muito felizes de ter vivido esta bela experiência de missão.
Foi maravilhosoter anunciado a Palavra de Deus, levado alegria da Boa Nova, a esperança a tantas famílias que encontramos neste tempo.
A Palavra de Deus é de fato luz, para nossa vida, forçapara as nossas franquezas, consolo em nossas tribulações. Remédiopara as nossas enfermidades
Assim vimos tantos corações se alegrarem com a nossa presença em suas casas. Vimos tantas pessoas acolherem a Palavra de Deus que liberta e salva.
Obrigado Senhor.
Obrigada a todos os missionários que participaram desta missão:
Carlos Maia, Giovani Garcia, Bruna, Emilene, Evelyn, Glenda Neves, Márcio Braga, Ivanilson, Andrei, Augusto, Gustavo, Rayanna, M. Eduarda, Leticia, Adriana, Wagner, Jefferson, Denis, Thamires, Epitacio, Raimundo (samba), Júnior, Ricardo Medeiros,Camilly, Helena, Marcos, Stefany, Camilla, Diogo, Pe. Camilo, Ir, Socorro Botelho, Ir. Socorro Barbosa, Ir. Cleonice e Ir. Adelaide. Val e Mariane.
Neste mês também tivemos a graça de realizar na comunidade de Santa Maria Bertilla o Tríduo em preparação do festeja de sua padroeira santa Maria Bertilla. Foram três dias de profunda reflexão da vida de santa Bertilla que nos ajudaram compreender o seu infinito amor que ela tinha para comDeus e sua conquista diária para ser santa. Concluímos com o a missa solene da festa, que teve a participação considerável de toda a comunidade.
Comunidade Santa Maria Bertilla (Tríduo e Missa da festa)



Comunidade N.S. das Graças (KM 42)


Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Ponta da Rua)

Comunidade Acaputeazinho


Comunidade Livramento


Comunidade Acaputeazinho


Comunidade Itajuba


Comunidade Menino Deus (Ananim)

Nossa Senhora da Conceição (Taperinha -Bom Jesus)

Comunidade Nossa Senhora de Nazaré (Simoa)

Comunidade São Pedro (Valentim)

Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Km 58)


Comunidade da cidade. (Bairro Novo)


Comunidade da praia do Paxicú e arrombado (perto da praia da Romana). Uma experiência incrível. Uma alegria perceber como os jovens são capazes de arriscar suas vidas pela missão. Servir o Evangelho é uma aventura inesquecível!

Dia 12/10 a comunidade Felice de Maria foi até à casa da Jovem vocacionada Ingrid, que reside na comunidade jussarateua, em vigia-Pa. fomo fazer uma visita aos seus familiares. Foi um momento muito fraterno e familiar, onde participamos da rotina deles, do seu trabalho cotidiano: a Pesca, a qual alguns membros da comunidade se fizeram presentes para este momento de comunhão. Foi muito maravilhoso, partilhar com eles essa alegria.


Nesses meses de distanciamento e de difícil possibilidade para o normal ritmo da missão, seguiu-se de vários modos a vivência do Evangelho e ao mesmo tempo buscando estratégias para estabelecer a máxima aproximação dentro dos protocolos estabelecidos: Lives – telefonemas – mensagens de texto – vídeos, etc, usando a tecnologia a nosso favor para continuar a missão da Igreja como irmãos e com os irmãos.
Estamos reiniciando com alegria e já estivemos presente nas seguintes comunidades: Nossa Senhora da Conceição – Comunidade Santo Antonio (coqueiro) – Comunidade Sertãozinho – Comunidade algodualzinho: Em todas fizemos visitas às famílias e encontro com a comunidade.
Irmã Socorro com a comunidade
Pe. Camilo – Irmã Adelaide – Irmã Cleonice – Irmã Socorro Barbosa com a comunidadeIrmã Socorro Botelho dirige a palavra à comunidade antes da Celebração Eucarística Irmã Cleonice com Pe. Camilo A comunidade reunida com o pároco Pe. Camilo
Celebrando a Eucaristia Escutando quem precisa de atenção Na convivência com os irmãos Encontrando as lideranças de comunidade
Agora, pouco a pouco, sempre dentro dos devidos cuidados estamos buscando talvez uma aproximação ainda lenta, porém carregada de “paixão por Cristo e pela humanidade”. Anima-nos muito o jeito bonito e motivador do nosso Papa Francisco “Quando sairmos dessa pandemia, não poderemos continuar fazendo o que temos feito e como estávamos fizendo. Não, tudo será diferente”.

Partindo para missão nas pequenas comunidades Visita vocacional Nas águas para missão Missão com os jovens
nas pequenas comunidadesRetiro dos jovens – Kerigma INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ
Rito de Admissão ao Catecumenato